A Bimota foi fundada em 1966 pelos Srs. Valério Bianchi, Giuseppe Morri e por aquele que viria a ser considerado o "Michelangelo" do mundo das duas rodas, Massimo Tamburini. Entretanto, a história da Bimota começa como uma empresa do segmento de ar-condicionado.

1972 – Tamburini, dos três o mais apaixonado pelo motociclismo, cai com sua Honda 750 Four em Misano. O quadro destruído o motiva a construir um inédito quadro em treliça, construído a partir de tubos de ar condicionado.

Este novo chassi, uma verdadeira obra de arte, propiciou uma perfeita associação com potentes motores utilizados na época. Suas ideias ajudaram a reduzir o peso original, e baixaram o centro de gravidade das motos de competição. Assim os chassis produzidos pela BIMOTA passaram a ser requisitados por diversas equipes italianas e europeias.

1973 - Lançamento do primeiro modelo Bimota - HB1.

1977 - A Bimota é pioneira no segmento de motos exclusivas e inovou o mercado ao lançar a legendária KB1.

Em face do sucesso nas pistas de competição, a BIMOTA decidiu ingressar no segmento de motos para rua, utilizando os mesmos conceitos desenvolvidos para as pistas de competição, buscando assim um nicho de mercado caracterizado por produtos de alta tecnologia.

1980 - A equipe oficial Bimota sagra-se campeã mundial de motovelocidade na Categoria 350cc.

1990 - Apresentação da revolucionária Tesi 1D no Salão de Milão.

1996 - Celebração do 25° aniversário da marca.

1997 - Lançamento da V-Due, o primeiro modelo Bimota com motorização própria.

2003 - O nome e as tradições da Bimota são relançados com a nova gestão.

2005 - A DB5 é premiada no Salão Intermot (Alemanha) pelo seu design, projetado por Sergio Robbiano.

2006 - Lançamento da DB6, a naked Bimota com forte inspiração no design do modelo DB5.

2008 - Apresentação do modelo DB7, a aguardada Superbike Bimota com motor Ducati 1098 Testastretta.

Lançamento da DB6R Delirio, um modelo mais leve por conta da utilização de fibra de carbono e equipamentos de série como a embreagem antiblocante.

2009 – A Bimota é mais uma vez pioneira no mercado de motocicletas ao lançar a DB7 Oronero, caracterizada pelo inédito quadro em fibra de carbono estrutural e pela relação peso-potência de 1:1.

2010 - Retorno ao Campeonato Mundial de Motovelocidade com o modelo HB4 (Moto2).

2011 - Presença no Campeonato Italiano de Motovelocidade através de 2 equipes competindo com o modelo HB4 na categoria Moto2.

Curiosidades:

- O nome Bimota é oriundo da união das primeiras silabas de cada sobrenome dos Fundadores (BIanchi, MOrri e TAmburini).

- Bimotisti:

A paixão é o sentimento que melhor descreve a sensação de ser proprietário de uma BIMOTA, é ser reconhecido como exclusivo, e participar de um clube por apaixonados que dividem a admiração pelo belo em tudo que fazem. É a tecnologia da emoção.

O primeiro Clube Bimota foi constituído na Itália em dezembro de 1989 com o objetivo principal de divulgar e promover a imagem da marca "Bimota". O primeiro presidente eleito foi Benedetto Iovane, proprietário de uma Bimota YB6.

Os encontros entre os sócios tiveram inicio em 1991, em Desenzano, no Lago de Garda. Já em janeiro de 1996, com a presidência de Fernando Felli, inicia-se o registro de todos os "Bimotisti" espalhados pela Itália, denominado "Registro Storico Nazionale". Desde então, juntamente com o Secretario Vincenzo Cosentino, o Clube Bimota amplia-se e passa a organizar anualmente um encontro entre Bimotisti em diversas regiões da Itália.

A tecnologia da emoção aproximou os Bimotisti com os Tifosi, membros do Clube Ferrari, aproximando-os para periodicamente, se encontrarem com suas maravilhas de 2 e 4 rodas!

KTM Triumph